31 maio 2013

Maioridade Penal

E aí, pessoal? Tudo certo? O assunto de hoje é sobre a redução da maioridade penal. Estou polêmico ultimamente, não? Nesse texto vou tentar mostrar o porquê sou contra a redução. Vou colocar aqui alguns argumentos e vou explicar por que eu concordo com eles.

Mas antes vou deixar essa imagem, que eu colori e adicionei alguns elementos, para vocês refletirem sobre o assunto:

Eu vou usar alguns argumentos desse vídeo abaixo para defender a minha opinião. Apesar da dança dos jovens ser um motivo para você dizer sim a redução, ignore isso e preste atenção nos argumentos.


1º argumento: "A desigualdade social é uma das principais causas da violência". Eu concordo, e esse é um bom argumento para não aumentar a punição para quem comete CRIMES. Por isso eu acho que a polícia, quando prende alguém, devia pedir um comprovante de renda para o criminoso. Se ele for rico, aí sim ele deve ser preso, já que ele não tem motivo nenhum para ser violento, diferente de um pobre.

O segundo argumento é algo do tipo: "Se reduzir a maioridade penal, os chefes de gangues podem usar adolescentes cada vez mais novos". Isso é verdade. Já pensou meninos de 14 anos roubando e matando? É melhor deixar eles usando os de 16 mesmo, não? É inaceitável querer punir (ou recuperar) alguém de 14 anos ou menos mesmo que ele tenha cometido o pior crime do mundo... Você aí que tem filho pequeno, se ele cometer algum erro na escola, não vá puni-lo, hein... espere ele completar 18 anos para ensiná-lo a não morder o braço do coleguinha. Se com 16 anos ele não tem plena consciência do que faz, imagine com 5 anos.

"Já existem penas previstas no Estatuto da Criança e do adolescente". É mesmo, não é? Pra que mudar? E daí que a criminalidade cometida por menores está aumentando? Vamos mudar a lei só por causa disso? Isso é uma tendência 2012/2013. Daqui a pouco essa modinha passa.

"Crimes cometidos por jovens não chegam a 10% dos crimes cometidos". Que pessoal apressado... Vamos esperar chegar a, pelo menos, uns 40%, depois a gente pensa em mudar a lei.

"As cadeias no Brasil não cumprem a função de recuperar o criminoso. As cadeias são faculdades do crime". Concordo mais uma vez. Cadeia não resolve o problema. Inclusive, acho que deveriam aumentar a maioridade penal. Quanto menor o sentimento de impunidade, melhor. Porque aí o menor bandido pensa: “se eu matar, eu não vou ficar preso por muito tempo, aí eu não vou aprender quase nada nessa faculdade que é a cadeia. É… acho melhor eu não matar”. O sentimento de impunidade tem que continuar.

E tem muita gente que acha que prisão é uma punição. Cadeia não é para punir, é para recuperar. Cemitério não é para enterrar seus familiares, é para indicar se tem alguém na sociedade precisando ser recuperado. Quando alguém da sua família for assassinado, você vai ficar triste?! Claro que não! Você deve pensar: “Hum… tem alguém precisando de ajuda, precisando ser recuperado. Coitado”... Vamos usar o senso crítico aí pessoal! E é por isso que eu acho que cadeia deveria ser o último recurso. Primeiro o juiz deveria mandar o criminoso pedir desculpa e dar um abraço na vítima. Se o juiz perceber que não foi sincero, aí sim ele o mandaria pra cadeia.

Às vezes eu fico com raiva dessas pessoas que defendem a redução. Como podem querer punir alguém só porque ele matou ou roubou alguém? Será que eles não sabem que a criminalidade é fruto de uma sociedade desigual? Não é só porque existem pessoas que, apesar disso, vivem toda uma vida sem cometer crimes que todo mundo vai ser igual. Vou repetir: como alguém pode ser a favor da punição de menores que cometem CRIMES? Inacreditável!!!

Estou aqui para defender os jovens. Acabei de ser preconceituoso, dando a entender que todos jovens são criminosos? Sim, mas foi sem querer. Eu defendo os direitos humanos, então eu posso falar a merda que eu quiser.

Pessoal, tem adolescente que quer estagiar em alguma empresa, e tem adolescente que quer entrar para o crime. Qual é o problema? É só até os 18 anos. Esse jovem concorda comigo:

Observações finais:
- Eu digo sim a juventude.
- Votem em mim nas próximas eleições.
- Meu texto sobre 18 anos: manifestodomachado.blogspot.com.br/18-anos

Comenta aí que vou tentar te convencer de que eu estou certo.

7 comentários:

  1. Nem li tudo... Só acho que se um vagabundinho vier com más intenções pra cima de mim e eu dar uma surra nele, isso não deveria ser crime e sim uma correção para o menor infrator.

    ResponderExcluir
  2. O texto tava tão ruim assim? :(

    Pra dar uma surra nele, você tem que comprovar renda antes.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=zONM-_jF4pI

    ResponderExcluir
  4. Maycon Ramos07/06/2013, 16:48

    Não concordo com o sistema penal Brasileiro hoje, mas também se eu fosse menor e cometesse um crime ( não que eu tenha cometido um, tá ligado) e não fosse punido, com certeza eu iria continuar no crime e ia aprender mais que na faculdade ( Cadeia)

    ResponderExcluir
  5. "Pega eles Tupi"

    ResponderExcluir
  6. Que isso, Maycon? Você está falando mal dessa grande escola que é a EEEFM Cadeia?

    Parece que o pessoal aqui é fã de 'Hermes e Renato'. Não entendo isso. Meu texto é rebuscado e erudito. Não é o mesmo público.

    ResponderExcluir
  7. erudito de ânus é pica

    ResponderExcluir